O Festival Jogatório é a feira de games focada na celebração da mente criativa dos desenvolvedores e seus projetos, sejam eles digitais, de tabuleiro, RPGs de mesa ou até mesmo artistas que se inspiram em jogos. O público tem a oportunidade de testar e/ou adquirir esses produtos em um ambiente propício ao diálogo com seus criadores.
Narrativas fantásticas, mistérios indecifráveis, quebra-cabeças onde cada peça leva a um caminho surpreendente, direcionam o jogador a aventuras múltiplas, que vão desde as mais divertidas, passando pelas horripilantes, até mesmo as amorosas.
Aliens, piratas, zumbis e monstros horripilantes estão presentes. Ficção e realidade muitas vezes são mescladas, de forma a criar lugares imaginários que transportam o jogador para longe ou provocam reflexões críticas sobre a realidade e o momento presente.
Nos jogos digitais, tecnologias passadas, “obsoletas”, convivem com novas tecnologias, onde passado, presente e futuro se encontram em muitas histórias. O convite é feito ao público, que poderá participar dos jogos e mergulhar em cada proposta, seja individual ou coletivamente.
A 1ª EDIÇÃO
A primeira edição do Festival Jogatório aconteceu nos dias 08 e 09 de julho de 2023, organizado pelo SESC 24 de Maio em parceria com a Firma Gamedev. Parte da programação do FestA! - Festival de Aprender 2023, um festival composto por cursos, oficinas, ateliês, vivências e demonstrações artísticas de artes visuais e tecnologia, cujo tema foi Jogos, o evento contou com:
-
35 jogos digitais, entre eles títulos como Astrea: Six-Sided Oracles, Fish Person Shooter, Mark of the Deep e Atuel, jogo argentino vencedor no BIG Festival 2023 na categoria Big Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais.
-
2 jogos digitais feitos para plataformas antigas, com Alien Holocaust 2 – Invasão Terra, um jogo para Atari 2600 e Bruxólico (Anacroflipper), um jogo para ZX Spectrum que também vem com um livro ilustrado.
-
O Museu da Inovação e Tecnologia Humana (MITH), uma pequena mostra que valorize a produção de videogames nacionais limitada pela lei de reserva de mercado (Lei Federal no 7.232/84) e apresente as reengenharias e modelos criados no Brasil durante esse período(1984~1992) para novas gerações. A Coopermiti, responsável pela mostra, também disponibilizou um ponto de coleta de resíduos eletrônicos.
-
4 escritores brasileiros de TTRPGs independentes, com os destaques para Brave Zenith e here, there, be monsters!
-
2 jogos de tabuleiro, Alieninjas e Multimórbido.
-
Nosso pequeno Artist's Alley, com 5 artistas convidados vendendo suas produções inspiradas em jogos.
-
2 jogos de luta projetados na varanda da área de convivência do SESC, Diesel Legacy e Them’s Fightin Herds.
-
O Stealth Lounge, onde quaisquer desenvolvedores independentes, com a anuência prévia da organização, mostraram suas produções em uma ambiente relaxante.
A lista completa dos jogos da edição 2023 do Festival Jogatório pode ser conferida aqui.